2016

Início em Lisboa

O projeto Erguer teve seus estudos iniciais na cidade de Lisboa, Portugal. O objetivo foi investigar a aceitabilidade e os efeitos da inclusão de stand-desks (carteiras ajustáveis) no ambiente escolar durante as aulas, com estudantes do 6º ano de uma escola local.

2018

Estudo pioneiro no Brasil

O projeto foi transferido para o Brasil, especificamente para a cidade de Aracaju, onde foi conduzido um estudo piloto. Nessa fase, buscou-se avaliar a aceitabilidade e os efeitos da incorporação de lições fisicamente ativas com estudantes do 2º ano do ensino fundamental em uma escola municipal.

2019

Ampliação local

Com a contemplação do Edital do CNPq e o apoio da secretaria municipal de educação de Aracaju o projeto foi ampliado para seis escolas da rede municipal, com início para 2020.

2020

COVID-19

O estudo piloto foi encerrado no início de 2020 devido à pandemia de COVID-19. Além disso, a ampliação prevista para seis escolas da rede municipal precisou ser adiada.

2022

Retomada da ampliação

Com a retomada das atividades presenciais, o projeto em Aracaju com seis escolas foi oficialmente iniciado, com a proposta de acompanhar as crianças ao longo de cinco anos, de 2022 a 2027. Além das lições fisicamente ativas, foi incorporada uma nova estratégia de intervenção: as pausas ativas em sala de aula. O estudo passou então a avaliar a aceitabilidade e os efeitos dessas duas abordagens com estudantes do 1º ano do ensino fundamental de seis escolas municipais.

2023

Expansão Nordeste

O projeto em Aracaju deu início ao segundo ano de acompanhamento. Nesse mesmo ano, o projeto foi contemplado pelo Edital Universal do CNPq, o que possibilitou a sua expansão para outras três cidades do Nordeste: Arapiraca (AL), Feira de Santana (BA) e Ilhéus (BA). Assim, o estudo passou a ser multicêntrico, com início previsto para 2025 nessas três cidades.

2024

Terceiro ano de acompanhamento

Teve início o terceiro ano de acompanhamento em Aracaju. Também foram realizadas reuniões com os coordenadores dos centros de pesquisa nas três novas cidades, com o objetivo de definir a logística, capacitar as equipes e alinhar parcerias com as escolas que integrarão o estudo.

2025

Quarto ano e início do Multicêntrico

O projeto em Aracaju iniciou seu quarto ano de acompanhamento, ao mesmo tempo em que se deu início à implementação do estudo multicêntrico, com previsão inicial de um ano de duração.

2026

Conclusão do acompanhamento

Está previsto o quinto e último ano de acompanhamento em Aracaju, juntamente com a divulgação dos resultados do projeto por meio de artigos científicos e relatórios técnicos.